Submit Content

Primeira venda - créditos de cana reconhecem sustentabilidade

Published 12-17-20

Submitted by Bonsucro

17 dezembro 2020, Londres, Reino Unido. /CSRwire/ - A primeira venda de créditos de cana-de-açúcar certificada pela Bonsucro foi completada na Plataforma de Negociação de Créditos da Bonsucro. Quarenta produtores do Brasil venderam coletivamente 162.300 toneladas em créditos de cana sustentável para a Barry Callebaut, produtora mundial de chocolate. Os produtores pertencem à Socicana e à Assobari, associações brasileiras de produtores de cana, ambas comprometidas com a sustentabilidade.

A Bonsucro é a plataforma internacional que promove a sustentabilidade na cana-de-açúcar. A organização sem fins lucrativos possui um sistema de certificação reconhecido mundialmente, verificado por terceiros, para a cana-de-açúcar produzida sob estritos critérios sociais e ambientais, como uso de água, salários dos trabalhadores e protocolos de saúde e segurança. O Brasil tem o maior número de fazendas e usinas certificadas pela Bonsucro - na safra 2018-19, representava 80% da cana certificada pela Bonsucro, o que equivale a 74 milhões de toneladas.

Sugarcane harvest in Brazil

O que é negociação de crédito?

A Plataforma de Negociação de Créditos da Bonsucro oferece uma maneira direta para as empresas apoiarem os produtores de cana-de-açúcar sustentáveis em todo o mundo. Ela atravessa cadeias de suprimentos globais complexas e conecta produtores e compradores diretamente, além de fornecer um incentivo financeiro aos produtores e usinas para seus investimentos em sustentabilidade.

A moagem da cana-de-açúcar deve ser feita em até 48 horas após o corte, portanto, os produtores contam com a usina mais próxima para a comercialização. Freqüentemente, os produtores não recebem um prêmio da usina local pela cana produzida de forma sustentável. Os créditos de cana-de-açúcar Bonsucro foram desenvolvidos como um mecanismo para que produtores independentes certificados vendam diretamente a empresas, como a Barry Callebaut, que estão comprometidas com a compra de cana-de-açúcar sustentável.

Um crédito representa uma tonelada de cana-de-açúcar, açúcar bruto, melaço ou um metro cúbico de etanol certificados pela Bonsucro. Os produtores definem o preço de seus produtos, colocando-os no controle. A plataforma pode combinar os preços automaticamente com os requisitos do comprador. Os créditos são negociados separadamente dos produtos físicos que representam - que podem então ser vendidos em transações convencionais de commodities.

Paulo Rodrigues, produtor associado da Socicana, afirmou: “Os créditos são um mecanismo que valoriza o nosso trabalho e cria a possibilidade de efetuar vendas adicionais, o que é um avanço significativo da certificação Bonsucro”.

Sugarcane at Socicana farming association, Brazil

Ampliando o acesso ao mercado

Nas negociações recentes, a Socicana foi a primeira a vender 83,3 milhões de toneladas em créditos de cana-de-açúcar para Barry Callebaut. Em seguida, vieram outros 79.000,00 créditos de cana-de-açúcar vendidos pela Assobari. Tanto a Socicana quanto a Assobari são membros da Bonsucro há muitos anos e ambas possuem o certificado Bonsucro desde 2016. No entanto, esta é a primeira vez que eles vendem sua cana apenas por causa de sua certificação.

Danielle Morley, CEO da Bonsucro, disse: “A Plataforma de Negociação de Créditos conectou produtores independentes no Brasil a um dos maiores fabricantes de chocolate do mundo - recompensando os produtores por seus investimentos em sustentabilidade. É exatamente para isso que a plataforma foi projetada. Estou orgulhosa de a Bonsucro oferecer uma ferramenta prática que tem impactos tangíveis e positivos para os produtores independentes.”

Danielle Morley, CEO, Bonsucro

A plataforma oferece benefícios aos compradores de cana e seus derivados - eles podem fazer declarações públicas sobre apoiar a sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva da cana. A plataforma também ajuda os compradores a cumprir as metas de compras sustentáveis, permitindo-lhes comprar créditos certificados de todo o mundo.

Kevin Ogorzlaek, Sustainability Sourcing Manager da Barry Callebaut, disse: "A Barry Callebaut está comprometida a comprar todos seus ingredientes de forma sustentável até 2025. Para atingirmos essa meta, a Plataforma de Negociação de Créditos da Bonsucro é uma ferramenta importante para apoiar e incentivar a produção sustentável de cana-de-açúcar em nossa cadeia de abastecimento. É nosso orgulho ser a primeira empresa a comprar créditos de cana-de-açúcar diretamente de agricultores independentes e certificados, que ajudam a liderar o caminho com a Bonsucro. "

Kevin Ogorzalek
Kevin Ogorzalek, Sustainability Sourcing Manager, Barry Callebaut

Benefícios da sustentabilidade

As fazendas certificadas pela Bonsucro produzem em média 8,65 toneladas adicionais de cana-de-açúcar por hectare em comparação às fazendas convencionais. Elas também usam menos água e emitem menos CO2. Os benefícios da produção sustentável são claros, mas isso requer tempo e investimento financeiro. Sem o comprador certo, o investimento pode ficar sem retorno.

Lucile Papotti, produtora associada da Assobari, disse “Nossa certificação resultou em um aumento de 30% em nossa produção nos últimos três anos. Mas a certificação também diz respeito à forma como produzimos - temos uma gestão muito melhor, nossas condições de trabalho são mais seguras e protegemos o meio ambiente ”.

Lucile Assobari
Lucile Papotti, produtora associada da Assobari,

O investimento da Barry Callebaut em créditos de cana-de-açúcar é um passo significativo tanto para a Socicana quanto para a Assobari. Ambas as associações planejam investir a receita adicional recebida em esforços de sustentabilidade. Paulo Rodrigues, da Socicana, disse: “Podemos usar a receita para projetos de melhoria, aumentar nossa área certificada, mas também para levar a certificação a um maior número de novos produtores”.

Paulo Rodrigues
Paulo Rodrigues, produtor associado da Socicana

A Bonsucro se comprometeu a investir as taxas das transações da Plataforma de Negociação de Crédito em projetos de impacto para promover a sustentabilidade. Os projetos podem abordar desafios ambientais ou sociais nas origens da cana-de-açúcar, em linha com a estratégia da Bonsucro. Os projetos serão desenvolvidos em 2021.

Fim

Nota aos editores

Para mais informações
Liz Foggitt
Gerente de Comunicações
Liz@Bonsucro.com

Sobre a Bonsucro

A Bonsucro é uma organização global com múltiplas partes interessadas e sem fins lucrativos que existe para promover a produção, processamento e comercialização sustentável da cana-de-açúcar em todo o mundo. A Bonsucro apoia uma comunidade de mais de 250 membros em mais de 50 países, de todos os elos da cadeia de abastecimento da cana-de-açúcar, incluindo agricultores, usinas, traders, compradores e organizações de apoio.

A visão da Bonsucro é um setor de cana-de-açúcar com comunidades de produtores prósperas e sustentáveis e cadeias de abastecimento resilientes e garantidas. Sua missão é garantir que a produção responsável da cana-de-açúcar crie valor duradouro para as pessoas, comunidades, empresas, economias e ecossistemas em todas as origens do cultivo da cana. A estratégia da Bonsucro constrói uma plataforma para acelerar a mudança para a maior commodity agrícola do mundo - a cana-de-açúcar.

www.bonsucro.com

Sobre a Socicana

A Socicana (Associação dos Produtores de Cana da região de Guariba) é uma associação brasileira formada por produtores agrícolas de cana-de-açúcar fundada em 1951, com sede na cidade de Guariba, estado de São Paulo, e opera em um raio de 100 km deste município. A Socicana representa 1.220 associados, uma produção aproximada de 6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e uma área de 70 mil hectares.

Sobre a Assobari

A Assobari (Associação dos Produtores de Cana da região de Bariri) é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2005 por um grupo de produtores. Atualmente, a associação atua nas cidades de Arealva, Bariri, Bocaina, Boracéia, Iacanga, Ibitinga, Itaju e Pederneiras, todas localizadas no estado de São Paulo, Brasil. A associação representa 170 associados, uma produção aproximada de 435.000,00 toneladas de cana-de-açúcar e uma área de 5,3 mil hectares.

Bonsucro Logo

Bonsucro

Bonsucro is a global multi-stakeholder non-profit organisation that exists to promote sustainable sugarcane production, processing and trade around the world. Bonsucro supports a community of over 500 members in over 40 countries, from all elements of the sugarcane supply chain, including, farmers, millers, traders, buyers and support organisations. Bonsucro’s vision is a sugarcane sector with thriving, sustainable producer communities and resilient, assured supply chains. Our mission is to ensure that responsible sugarcane production creates lasting value for the people, communities, businesses, economies and eco-systems in all cane-growing origins. Bonsucro’s strategy builds a platform to accelerate change for the largest agricultural commodity in the world - sugarcane.

More from Bonsucro